Seja bem-vindo. Hoje é

30/11/03

Sorteio do Euro 2004

O grupo de Portugal para a 1ª fase está já escolhido:

-Espanha
-Grécia
-Rússia

O facto de Portugal ir defrontar no seu 1º jogo a Grécia no Estádio do Dragão, poderá ser um mau prenúncio... afinal estará a jogar contra uma selecção que "equipa de azul", esperemos que o Dragão transmita a sua força aos portugueses.
A Espanha, já não bastava o facto de, pessoalmente, considerar que a sua presença será pior para o negócio do que seria com outra Selecção do Norte da Europa (é que os espanhóis quer estivesse cá a sua Selecção quer não estivesse viriam sempre cá, afinal é um "pulinho"), ainda por cima desportivamente teremos enormes dificuldades em ultrapassar esta Selecção.
A Rússia, do "nosso " Alenichev, é uma Selecção sempre complicada, com um futebol rigoroso, e que actualmente alia igualmente algumas boas individualidades ao sempre forte colectivo. Será certamente uma Selecção motivada, pois já há algum tempo anda afastada das fases finais.

Um grupo teoricamente difícil... cabe aos portugueses fazer muito melhor do que têm mostrado, porque senão...

29/11/03

Alegria

A música que está aí a "rolar", é precisamente a que serviu de "Banda Sonora" à inauguração do Estádio do Dragão... Quem não quiser ouvir, tem duas boas soluções:

- tira o som às colunas
- carrega no "stop" ou "pause".

Eu gostei... por isso, para já fica por cá.

Alegria... muita alegria me dá o FCP, carago!!

28/11/03

O Engenheiro da destruição

Sobre Fernando Santos
Este treinador será sempre recordado, não como o "engenheiro do Penta" (porque isso era uma questão de "embalagem"... com a equipa que o FCP tinha, até o Octávio era campeão), mas sim como o "engenheiro que desmontou uma equipa vencedora".
Não escondo, quando veio para o FCP fiquei entusiasmado, finalmente um treinador a dizer que vinha para o FCP aplicar a chamada "pressão alta", a pressão a campo inteiro. E fiquei entusiasmado porquê... simples, no futebol "moderno" essa é a única forma de ter sucesso na Europa (cá dentro a pressão, em muitos dos jogos, pode ficar no balneário). Acreditei que realmente o fosse implantar.
No entanto, o que é que se viu? Provavelmente a equipa mais "amedrontada" de que me recordo, uma equipa que jogava sempre a ver o que dava, e que quando marcava um golo, começava logo a defender o resultado, sofrendo invariavelmente as consequências dessa atitude, que era claramente espelho do treinador. Ora, eu fui habituado a ver o FCP sempre atrás de mais... mais golos... mais espectáculo... e se preciso a total humilhação do adversário!! Em 3 temporadas o FCP perdeu tudo isso... e culpa de quem?? Pois...

Tenho pena de alguns Sportinguistas que agora terão de sofrer o mesmo "destino", no entanto, antes eles do que nós... nós já tivemos bastante mais do que a conta!!

Espero que o Presidente Pinto da Costa, não volte a cair na tentação do abismo... a contratar este engenheiro, que seja para cuidar das canalizações do Estádio do Dragão, nunca da melhor equipa de futebol de Portugal!!

Virus, RTPi e Sporting.

Espero conseguir acabar este post pois o meu computador nos últimos dias tem andado como a equipa do Sporting e nunca se sabe quando é que se vai apagar.
Peço por isso publicamente ao Nuno e ao Paulo para tentarem escrever um pouco mais (pelo menos o Paulo que tem andado na balda! eheheh), enquanto isto não melhora.

Escrevendo sobre futebol que é para isso que aqui estou, o Sporting ontem perdeu de maneira vergonhosa com um clube que por mais que tente não consigo escrever o nome.

Vi o jogo na RTPi...é verdade...os jogos da Taça Uefa sempre deram na RTPi.
Na época passada foi diferente talvez porque não lhes interessava mostrar a linda aventura portista.
Na altura cheguei a reclamar vezes sem conta...de inicio ainda tive direito a respostas completamente despropositadas e por esse motivo voltei "à carga" dizendo que não compreendia porque razão nos anos anteriores os portugueses residentes no estrangeiro tinham direito à taça uefa e de um momento para o outro deixavam de ter. Esta minha questão infelizmente nunca teve direito a resposta.
No entanto esta época tudo voltou à normalidade e isso é o mais importante.
Só espero nunca mais ver o meu clube na Taça Uefa pois isso quer dizer que continuarei a ter o prazer de ver esta competição na tv portuguesa e que o F.C.Porto continua a jogar na Liga dos Campeões.

Voltando ao Sporting...o que aconteceu ontem já estava anunciado desde o dia em que a SAD leonina deixou fugir o Quaresma e o Ronaldo.
Ontem ao ver o Sporting jogar sem extremos (se estiveram lá eu não os vi) não pude deixar de pensar como estes dois jogadores seriam uteis à equipa!
Será que depois do jogo de ontem o Dias da Cunha continua a pensar que o Sporting fez um bom negócio?
E o Ricardo? Olhando para o que tem acontecido desde o inicio da época, o Nelson ou o Tiago não teriam feito melhor?
Um abraço para o Carlos, para o Paulo e para os outros sportinguistas que nunca me perseguiram no relvado.com apenas porque eu previ que isto ia acontecer.
Aos que me perseguiram apenas lhes digo que ontem tiveram o que mereceram.

27/11/03

Despedida Europeia

Em noite de despedida Europeia do mítico Estádio das Antas, este leva consigo mais uma alegria... a alegria de mais uma vitória, a alegria de mais uma passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, e a alegria de saber que a "passagem de testemunho" irá igualmente ser feita nos jogo da Liga dos Campeões.

Assim, teremos certamente um jogo entre duas potências do futebol Europeu na estreia do Estádio do Dragão para as competições da UEFA.

Terminou ontem uma era de grandes jogos europeus no Estádio das Antas... em breve começará uma nova, em que grandes noites de glória (a verdadeira, não aquela que se apregoa mas ninguém vê!) europeia continuarão a ser servidas aos portistas, aos portuenses, aos portugueses e ao Mundo... agora no Estádio do Dragão!!

O que eu gostei de ver ontem.

Para soldadinho de chumbo ver.
Já me disseram que eu estou a ser chato ao falar (neste caso escrever) tanto sobre o Vitor Baía mas a verdade é que quem tem este grande guarda-redes arrisca-se sempre a ganhar.
Vitor Baía está em grande forma e ontem voltou a dar confiança e principalmente os três pontos à equipa com duas ou três defesas de grande nivel.

O jogo foi nas Antas ou no Dragão?
Numa noite de bastante frio, chuva e vento (e eu que pensava que este tempo só existia no Estádio do Dragão!) ao ponto de um guarda-chuva se ter lembrado de fugir das mãos do seu dono para entrar no relvado, gostei de ver que afinal existe um árbitro que não gosta de dar cartões aos jogadores do Porto. Quem tivesse duvidas ficaria com a certeza depois de ver a dificuldade que ele teve em mostrar os cartões, que o árbitro de ontem não éra português.

Engraçado
Sabendo que em Portugal os Anti-portistas quase todas as semanas inventam faltas do Costinha merecedoras de cartão amarelo, foi engraçado ver como nos jogos internacionais os árbitros não pensam assim, mesmo num jogo em que um cartão amarelo até vinha a calhar.

26/11/03

Não podem levantar o pé

O primeiro ministro vai assistir hoje nas Antas ao jogo com o Partizan.
Esta visita mostra que ele tem interesse em fazer esquecer a sua ausência na inauguração do estádio do Dragão, mas os adeptos do F.C.Porto esquecerão?
É que talvez não seja a unico a pensar que com um pouco de boa vontade talvez fosse possivel a Durão Barroso ter estado presente no Dragão no dia 16.
No entanto, o importante é o que vai acontecer dentro das quatro linhas pois temos que vencer o jogo sem pensarmos no resultado do jogo de Marselha.
E só espero que os jogadores do Porto não levantem o pé!

Drulovic


Regressa hoje às Antas este antigo atleta do clube... que saia triste pelo resultado, mas nunca pela recepção.
Há quem lhe chame traidor... pessoalmente, discordo profundamente.
Sempre foi um jogador que, enquanto ao serviço do FCP, deu tudo o que tinha, e com muitos momentos de brilhantismo que jamais os portistas poderão esquecer. É uma pessoa que não esconde o seu gosto pelo FCP, nunca o renegou, e nunca caiu em discursos fáceis de crítica aquando da sua saída. Teve e tem sempre uma palavra de elogio para o nosso clube e cidade... Ele, à semelhança do Zahovic, nunca escondeu o seu gosto pelo FCP e pela cidade do Porto, mesmo estando no clube dos "lampiões"... mesmo nas entrevistas que deu quando estava já nesse clube.

É certo que ainda era um jogador com algo a dar ao nosso clube, é certo que se viu "refém" do seu empresário, acabando por abandonar o "seu"/nosso clube, mas também é certo que foi para Lisboa receber bastante dinheiro, e sobretudo acabou por não dar todo o seu potencial, à semelhança do que ainda acontece com o Zahovic... se calhar um sinal do seu "portismo", que, no seu sub-consciente não o deixava dar mais por um clube com o qual seria impossível identificar-se. É mesmo um bocado ridículo chamar-se traidor a quem foi "tirar" dinheiro a um adversário, sem nunca lhe dar algo importante em troca... acabou mesmo por ser mais um "aliado"!!

Para mim, jogadores como Drulovic e Zahovic, merecerão sempre um forte aplauso quando regressam às Antas, tal como já aconteceu com outros, como o Timofte (inesquecível o aplauso que recebeu, quando marcou um golo ao FCP), o Jorge Couto, etc.

Foram jogadores muito importantes para o clube... e alguns ainda o são!!

José Mourinho, todos sabem que tens razão.

"Porquê o Deco como exemplo?"

o jogo| O Deco foi castigado pela Comissão Disciplinar para servir de exemplo. Que comentário lhe merece?

José Mourinho| Primeiro, espanta-me que sejamos nós os escolhidos para servir de exemplo a alguma coisa. Depois, acho que para sermos mais explícitos as manchetes deviam ser 'Deco punido com quatro jogos' porque um mais três são quatro e quatro é muito. Porquê o Deco como exemplo? Porque não o Ricardo Rocha, ou o Beto? O Ricardo Rocha foi mal expulso e eu tive, em condições normais seria a sensatez, mas como estamos a falar do futebol português em que toda a gente mente, a coragem de dizer que foi mal expulso, mas apesar disso teve uma atitude que foi punida com um jogo. O Deco foi mal expulso, mas teve uma atitude incorrecta e levou quatro jogos de castigo. O Beto, do Sporting, foi considerado agressor de um jogador que foi castigado por resposta a agressão e apanhou zero jogos de castigo. Volto a perguntar, porquê o Deco o escolhido para servir de exemplo? Se três é muito, quatro é um exagero brutal.
(jornal o jogo)

José Mourinho, o pouco tempo que tens como treinador do F.C.Porto já deu para saberes que para o teu clube vencer alguma competição em Portugal tem que ser no minimo dez vezes superior aos outros.
Sempre foi assim, (o Pedroto se me estiver a ler sabe que eu tenho razão), e sempre assim será pelo menos enquanto os vermelhuscos que estão nas cadeiras do poder dos jornais, das televisões ou da Liga não saírem de lá.
Nem o castigo de McCarthy foi a primeira injustiça que o clube sofreu, nem o de Deco será a última pois quem os castigou está pronto a castigar outros desde que vistam de azul e branco.
O Deco como exemplo?
O castigo de Deco vai servir de exemplo como serviu o de McCarthy!
Quantos jogadores já vimos fazer o mesmo que McCarthy fez?
O Cléber fez ao McCarthy exactamente o mesmo que este fez ao Béto, com a agravante do jogador do Guimarães não ter respondido a nenhuma agressão como aconteceu com o do Porto.
Que aconteceu ao Cléber? Os vermelhuscos da C.D. da liga não tiveram tempo para ver as imagens e sendo assim não aconteceu nada.
Como também não aconteceu nada quando o Ricardo Rocha atirou com a camisola para o chão. Nessa altura ninguem conhecia o artigo 125. Só o ficaram a conhecer quando o Deco atirou com a bota para o chão.
Mas neste caso até compreendo os vermelhuscos da C.D. da Liga pois verdade seja dita, é mais reprovável um jogador atirar com uma bota do Porto para o chão do que atirar uma camisola dos lampiões.





25/11/03

Então não acabaram com o sorteio para poderem escolher os melhores árbitros para os melhores jogos?

Quando o Benfica e o Boavista ganharam as eleições na liga os seus presidentes (desculpem, no caso do Boavista foi o filho do presidente que apareceu na tv) não tiveram problemas em mostrar a alegria que lhes ia na alma.
E a verdade é que tinham razões para isso pois poderiam preencher as cadeiras a seu belo prazer e meter as "pessoas certas nos cargos certos" como eles na altura disseram.
Passados umas semanas de terem entrado ao serviço, uma das primeiras medidas foi acabar com o sorteio dos árbitros.
Está certo que sorteavam apenas três árbitros que eles mesmo escolhiam, mas mesmo assim não deixava de ser um sorteio.
Se poderiam escolher directamente o árbitro que lhes desse mais garantias porque razão haveriam de sortear?
"Os melhores árbitros para os jogos mais importantes" foi a sábia razão que os vermelhuscos na altura apresentaram para desculpar o fim do sorteio.
Sendo assim vou tentar entender a razão da escolha deste árbitro.

Jornada 9 - Remendados - F.C.Porto
Como sabem este foi o jogo mais importante da jornada o que quer dizer que os vermelhuscos que o escolheram acharam que Paraty era o árbitro certo para o jogo certo, o que quer dizer que era o melhor.
No entanto olhando para a classificação da época passada reparo que afinal ele foi apenas o...18° melhor árbitro! Está certo que a classificação pertence à época passada e verdade seja dita depois das últimas exibições no Bessa, em Alverca e na Luz terá subido uns degraus, mas ser considerado o melhor árbitro?
Não...parece que afinal não foi escolhido por ser o melhor...seria por ser da cidade do Porto já que os clubes em causa são dessa cidade?
Talvez...mas sendo assim porque razão não escolheram um dos três árbitros da cidade do Porto que ficaram à frente do Paraty?
Parece que também não o escolheram por ser da cidade do Porto.
Mas então se não o escolheram por ser da cidade do Porto nem sequer o escolheram por ser o melhor, porque razão Paulo Paraty foi escolhido para arbitrar o jogo contra os remendados?
Teria sido uma escolha baseada na amizade entre o árbitro e o filho do presidente dos remendados?

Muito mal Sr.Major

No seguimento do que já disse o Álvaro, foi vergonhosa a atitude do Major da Liga, ao tentar enganar os "tolos", afirmando que a nomeação de que falava o Presidente do FCP, havia sido responsabilidade da FPF. Para isso chamou o Paraty, e perguntou-lhe em que jogo havia apitado o benfica... "no benfica-Est.Amadora" respondeu o engenheiro... ao que replicou o Major: "Lá está o eng.Paraty apitou este jogo para a Taça, portanto a nomeação é da responsabilidade da FPF".

Tenha vergonha Major, não somos todos "lampiões"!!

O Presidente do FCP referia-se ao jogo Alverca-benfica... em que o árbitro foi nomeado pela Liga!! Pela Liga do Major!!

É o que dá não termos um presidente da Liga profissional, nem sequer está a par do que se passa em "sua casa"(??).

"Esta prenda é Paraty..."

Palavras do árbitro do último Boavista - F.C.Porto em resposta ao Presidente do F.C.Porto:
"Enquanto árbitro devo apitar os jogos para que sou indicado, mas a bem da verdade devo dizer que a nomeação para a partida da Taça de Portugal é anterior ao jogo do Bessa".

Sem querer Paraty disse que final o Pinto da Costa tem razão!

Se a F.P.F. não tem nada a ver com o assunto até porque a nomeação do Paraty para o jogo do Benfica para a Taça de Portugal foi anterior ao jogo do Bessa, já a Liga é culpada e bem culpada!

Depois do árbitro ter errado ao expulsar o Deco, pois como sabem o Deco sofreu falta (que o árbitro não marcou) antes de ser expulso, a Liga devia ter-lhe instaurado um inquérito como aconteceu noutros casos e como aconteceu com o Deco. Não o fez...e até lhe deu uma prenda ao o ter nomeado para o jogo de Alverca, mesmo sabendo que ele ia apitar dois jogos seguidos pelo Benfica...desculpem...jogos do Benfica pois nessa altura já estava nomeado para o jogo da Taça de Portugal como o árbitro confessou.

Os bons árbitros são os árbitros amigos e este tem sido bastante amigo e sendo assim, "Esta prenda é Paraty..."

24/11/03

O art. 125º

O artigo utilizado para se poder castigar o Deco é esclarecedor, mostrando claramente que os critérios do CD se manifestam conforme as vontades, e sobretudo conforme os clubes.
Recordo a situação passada com o Ricardo Rocha nas Antas, em que acabou por ser expulso com vermelho directo, motivado por ter atirado propositada e ostensivamente a sua camisola em direcção ao árbitro. Ora, o que diz o artigo é o seguinte:

Artigo 125.º
(Uso de expressões ou gestos ameaçadores)
Os jogadores que utilizem expressões ou façam gestos ameaçadores ou reveladores de indignidade são punidos nos termos dos números seguintes:

1. Contra a equipa de arbitragem: suspensão de 1 (um) a 4 (quatro) jogos e multa de 500 a 5000 euros.


Ora, o gesto do Ricardo Rocha foi claramente um dos que pode ser enquadrado nos que são "ameaçadores ou reveladores de indignidade", aliás foi expulso devido a isso mesmo... no entanto nem teve um processo de inquérito semelhante ao do Deco... e o seu castigo foi o mínimo possível, ao contrário do Deco que "leva" quase o máximo previsto.

Estamos conversados relativemente a este CD da Liga.

Deitem os foguetes e chamem o Luís de Matos.

Nos dias seguintes ao jogo do Bessa entre os remendados e o F.C.Porto, os jornais vermelhuscos depressa se lembraram de "castigar" o Deco com 4 anos de castigo!
O que Deco tinha feito na verdade até merecia a forca ou a cadeira eléctrica mas como Portugal é uma país de brandos costumes, aproveitavam para lhe dar "apenas" uns quatro anitos que assim ele já não os chateava mais com as suas fintas e os seus livres mágicos.

Sendo assim, hoje os portistas teriam razões para deitarem foguetes (no minimo os mesmos que vimos na inauguração do estádio do Dragão) ao saberem que o Mágico deve apanhar apenas três jogos de castigo. Mas não é bem assim pois Deco vai ser castigado por um erro de Paulo Paraty!
Não nos podemos esquecer que Deco foi expulso porque antes Paraty não marcou uma falta sobre o jogador do Porto.
O árbitro não viu? Até posso acreditar que não tenha visto, mas e...o video? O video mostra bem que o Deco sofreu falta. Então porque razão o Deco é castigado?

Quantas vezes esta época os jogadores do Porto já foram castigados apenas pelas imagens video?
Porque razão desta vez não usaram o video para castigar o árbitro ou para despenalizarem o Deco?

Três jogos de castigo...e dois até vão ser cumpridos em casa...porquê?
Segundo os juizes da C.D. da Liga, Deco não agrediu (foi preciso tanto tempo para chegarem a essa conclusão?), mas fez "uso de expressões ou gestos ameaçadores contra a equipa de arbitragem" que segundo o artigo 125, é punivel com 1 a 4 jogos e multa de 500 a 5000 euros.
Um a quatro jogos...Deco vai apanhar três, logo muito perto da pena máxima...

O jogador vermelhusco Miguel, na época passada deu uma "peitaça" no árbitro do jogo das Antas...o árbitro quase caía para o chão...nada meteu no relatório...o video mostrou bem que existe agressão e no entanto a C.D. da Liga até hoje ainda não teve tempo para ver as imagens que todos vimos.
Esta época, o mesmo Miguel lembrou-se de fazer tiro ao alvo contra uma das bancadas do Estádio das Antas e mais uma vez os quatro árbitros presentes no Estádio nada viram e mais uma vez a C.D. da Liga não teve tempo para ver o video do jogo.
Realmente existem alguns jogadores e alguns clubes com muita sorte, ao contrário de outros jogadores e de outros clubes!
Que é que querem? É a vida...

23/11/03

Palhaçadas vermelhuscas.

Ontem o F.C.Porto e os lampiões venceram com alguma facilidade os seus adversários como seria de esperar.
No entanto, hoje um dos jornais vermelhuscos tem como primeira página o titulo "CRAQUES".
Todos sabemos muito bem que este titulo vai direitinho para a equipa dos matrecos que aparecem em grande plano a festejar, pois o F.C.Porto na época passada ganhou tudo o que havia para ganhar e não me lembro de ter visto um titulo parecido com o de hoje, e só por isso estou à vontade para fazer este post, pois os jogadores do F.C.Porto nunca mareceriam um titulo destes só por terem vencido com toda a naturalidade uma equipa inferior.

Sendo assim, como é que é possivel que depois de uma simples vitória em casa com uma equipa que luta para não descer de divisão, os matrecos mereçam um titulo destes?
Que titulo mereciam os jogadores do Porto quando na época passada "brindaram" com uma grande exibição a Lazio, equipa que esta época eliminou os lampiões da Liga dos Campeões?
Que titulo mereciam os jogadores do Porto quando na época passada foram ao galinheiro fazer gato-sapato dos lampiões?
Que titulo mereciam os jogadores do Porto quando na época passada ganharam a Taça de Portugal?
Que titulo mereciam os jogadores do Porto quando na época passada ganharam o campeonato português?
Que titulo mereciam os jogadores do Porto quando na época passada ganharam a Taça Uefa?

Pois é, por muito que sejam levados ao colo pelos jornais vermelhuscos, os matrecos não conseguem ser respeitados e temidos em Portugal e na Europa ao contrário dos Dragões!
Com jornais destes que os tentam levar ao colo por terem passado uma simples eliminatória da Taça de Portugal, ninguem se pode admirar que no jogo internacional da próxima semana, os dirigentes do Mol qualquer coisa, sejam obrigados a dizer que o matreco da estátua vai estar presente no estádio para que os seus adeptos ganhem um pouco de interesse pelo jogo pois se fosse para ver apenas os matrecos que vão estar em campo provavelmente teriam o estádio vazio.
Enquanto o F.C.Porto quando joga nas competições europeias chama adeptos aos estádios devido ao valor do Vitor Baía, do Jorge Costa, do Derlei, ou do Deco...os vermelhuscos para chamarem adeptos ao estádio precisam de pagar a viagem ao matreco da estátua...
Assim se vê a força do Fê Kê Pê!

22/11/03

S. Pinto da Costa de Amarante.

Apesar do dia ter estado chuvoso, desta vez foi o povo de Amarante que desceu à rua para abraçar o Presidente do F.C.Porto.
Depois da inauguração do Estádio do Dragão ter tido um empate nas audiências com a inauguração do galinheiro (é sempre bom falarmos nisto para que os jornalistas vermelhuscos que nos tentam enganar dizendo que os lampiões é que vendem, saibam que nós não somos parvos), estes banhos de multidão sempre que o Pinto da Costa se passeia por uma qualquer cidade do país para inaugurar mais uma casa do F.C.Porto, estão a tornar-se cada vez mais frequentes e a mostrar que o Dragão está cada vez mais forte.
Assim se vê, a força do Fê Kê Pê!

21/11/03

Lagarto, lagarto, lagarto...

Ao ler que o treinador do Bolton, Sam Allardyce, admitiu a venda de Mário Jardel, até me arrepiei só de pensar que ele poderia voltar ao F.C.Porto.
Embora saiba que a partir de agora vamos ver clubes como o Real Madrid, o Manchester, o Barcelona ou a Juventus interessados na compra de Jardel (não é sempre assim?), espero que Jardel bata à porta do clube lampião para poder dizer aos netinhos que afinal é benfiquista desde pequenino, e que nos deixe em paz que não faz falta nenhuma, antes pelo contrário.

Quem nos compensa??

Pois é, depois de termos ficado sem o Alenitchev durante as 1as semanas do campeonato, por se ter lesionado ao serviço da Selecção, eis que mais uma vez a Seleccção Russa impede que o "patrão" do Russo o possa utilizar no seu trabalho.
Para cúmulo, desta vez o jogador Russo foi obrigado a viajar desde o País de Gales (que fica a cerca de 2 horas de avião do Porto) até à Russia, para somente depois poder voltar a Portugal!!

Como é isto possível?? Alguém tem de tomar medidas!! A FIFA e a UEFA não podem fazer de conta que são donas dos atletas e que os podem ceder às Selecções a seu bel prazer, e que estas usem e abusem dos jogadores sem que tenham qualquer tipo de vínculo contratual com os mesmos. Quem lhes paga são os clubes, logo, não sendo ressarcidos desta cedência, ao menos que não abusem... que entreguem os jogadores à sua entidade patronal o mais rápido possível, após a utilização gratuita dos mesmos.

O G-14 tem lutado pela resolução destes problemas, no entanto tanto a FIFA como a UEFA continuam com as suas posições ditatoriais, fazendo de conta que tudo está bem.
Note-se que o FCP viu o jogador chegar ontem de tarde, após uma série de viagens extenuantes (Portugal-Russia; Russia-País de Gales; País de Gales-Russia; Russia-Portugal), ou seja, o jogador chega cá com um dia de atraso em relação aquilo que podia ter acontecido, e em muito piores condições!

Mais uma vez é o FCP a sair prejudicado... mais uma vez, as limitações surgem por factores externos ao clube...

Ainda sobre os Sub-21

Para todos aqueles que se sentem de alguma forma ultrajados e/ou insultados pelas palavras do idiota a quem, incrivelmente, é confiado o comando da equipa sub-21 de França, deixem-lhe uma mensagem de "apoio" aqui.

Sinceramente acho incrivel que, numa terra de estilistas famosos, e numa das capitais da moda, ninguém ofereça uma camisa a este senhor... uma camisa-de-forças!!

20/11/03

Não aprenderam com o Sporting.

O treinador francês fez insinuações graves sobre doping depois de saber que tinham sido encontradas seringas no balneário...ou no que restava dele.
Foram insinuações desnecessárias e ridiculas, mas que poderiam ter sido evitadas caso os dirigentes da FPF e principalmente o médico João Resende fossem mais profissionais até porque o que aconteceu com o Sporting deveria ter servido de lição.

Caminhos perigosos.

Carlos Queiroz disse que o principal favorito a vencer a Bola de Ouro éra o italiano Paolo Maldini.
Até posso ter a mesma opinião, mas os adeptos madrilenos e os jogadores do Real que foram nomeados também a terão?

O que eu gostei no jogo de Leiria.

- O jogo histórico da nossa selecção perante uma potência do futebol mundial.

- Os 5°, 6° e 7° golos foram uma verdadeira obra de arte. Tenho a certeza que vai ser dificil alguem escolher de entre estes três golos, o melhor...parecia bilhar...às três tabelas...

- As substituições que apenas o Soldadinho de chumbo sabe fazer. Este homem tem uma cabeça! Para além de falar bem, percebe muito de psicologia e ainda faz boas substituiçôes.

- A grande exibição do Quim que conseguiu a proeza de frente a alguns dos melhores avançados do mundo, não sofrer nenhum golo. É obra!

O Dragão e as claques

Na festa de inauguração surgiu uma questão que surpreendeu muitos associados, o facto de terem as claques na zona inferior do estádio, ocupando essa zona a toda a sua largura. A situação surpreendeu os associados porque ninguém alguma vez os informou acerca de tal situação, mas não surepreendeu as claques que até já tinham alertado para eventuais problemas. E porquê... simplesmente porque eles passam os jogos todos em pé, impossibilitando que o resto da bancada possa ver o jogo devidamente sentada, conforme deve ser, conforme está no regulamento do novo estádio.
As claques não se sentam, assim sendo urge criar um espaço apropriado para elas, para que 2000 não prejudiquem os restantes 9000. Faz-me lembrar um episódio, que já tem largos anos, da altura em que nem sequer havia ainda cadeiras na superior Sul das Antas. Em que num FCP-SLB toda uma parte da "Sul" teve de ver a 1ª parte em pé, por causa de um homem, que não tinha onde se sentar... até que alguém descobriu o problema e arranjou solução... o homem que se sentasse ao colo da sua mulher, ou vice-versa... a 2ª parte já todos a viram sentados.

(In)felizmente, o estádio não será usado até ao próximo mês, dando uma grande margem para a resolução dos pequenos problemas... esperemos que se resolva a contento de todos. É que o tempo do "peão" já lá vai... e se fôr para obrigar os adeptos a isso, mais vale vender todas as cadeiras e aumentar a capacidade do recinto.

O estádio é para todos, jovens e menos jovens e o respeito deve ser mútuo, mas as condições para que exista esse respeito devem vir, antes de mais, de quem manda, de quem tem a capacidade organizativa, de quem tem obrigação de fazer cumprir as regras. Antes de mais há que criar condições para que os atritos não surjam... muito menos entre apoiantes da mesma "causa".

O que eu não gostei no jogo de Leiria.

- O soldadinho de chumbo disse antes do jogo que já não haviam goleadas como antigamente.
Os jogadores do Kuwait fizeram tudo para ele não ter razão. Está mal...os jogadores mentiram em pleno ramadão...

- O soldadinho de chumbo disse que os adeptos de Chaves, Guimarães, Lisboa, Aveiro...não apoiavam a selecção por causa das desgraças da vida e até chegou a dar o exemplo do desemprego que cria stress.
Os adeptos de Leiria ao terem aplaudido a equipa, quiseram dar a ideia ao país e ao mundo que naquela cidade não existe desemprego nem stress. Está mal...nós sabemos que não é verdade...

- Depois de uma grande vitória sobre um potência do futebol mundial, os jogadores deviam ter partido pelo menos um banco do balneário.
Não partiram nada só para não mostrarem ao mundo a sua alegria...Está mal...aquela vitória de ontem merecia destruíção...

19/11/03

Encontre a diferença.

Primeira mão - Portugal (1) - França (2)
Segunda mão - França (1) - Portugal (2)
Grandes penalidades - Vitória de Portugal

Primeira mão - Suiça (1) - República Checa (2)
Segunda mão - República Checa (1) - Suiça (2)
Grandes Penalidades - Vitória da Suiça

Não encontrou a diferença?
É normal...não tenho imagens dos balneários...

"Ils sont venus, ils ont vaincu et...démoli."

Nós, portugueses que vivemos no estrangeiro quando lemos na imprensa ou vemos na televisão do país que nos acolheu uma noticia sobre Portugal, geralmente nunca temos grandes motivos para festejar pois nos últimos tempos as noticias sobre o nosso país não tem sido famosas como vocês sabem, tirando uma ou outra noticia sobre desporto, como foram por exemplo os casos da vitórias da selecção portuguesa em hóquei ou do F.C.Porto na Taça Uefa em futebol.

Hoje, mais uma vez a imprensa estrangeira poderia dar-nos mais uma alegria através do futebol depois da vitória de ontem da selecção sub21 frente à França, mas os jogadores que no terreno mostraram ser grandes, tornaram-se nuns meninos mal educados e armados em vândalos mal chegaram aos balneários.
Parece que pediram desculpa e prometeram pagar os estragos...mas isso chega? Espero bem que não...

Ontem, esses meninos portaram-se muito mal, ontem esses meninos deixaram Portugal mal visto, ontem esses meninos fizeram com que o orgulho que todos poderiamos hoje ter se tivesse transformado em vergonha!
Mas serão apenas eles os culpados? Então onde estavam os treinadores e dirigentes? Será que também eles foram meninos?

Porque será que quer a selecção ganhe ou perca em jogos importantes, os jogadores fazem sempre merda?
Porque será que neste momento me estou a lembrar de outros jogos em que os jogadores portugueses fizeram merda?
Porque será que já há quem compare os jogadores portugueses aos adeptos ingleses?
Porque será que todos tentam castigar o Deco mesmo sabendo que não existiu agressão e ninguem vai dar a estes meninos o castigo que eles merecem mesmo sabendo que eles se portaram como uns miseráveis vândalos?
Porque será que eu tenho a impressão que esta não será a última vez que uns jogadores ao serviço da nossa selecção "sujam" o nome de Portugal?



Portugal joga hoje

E sinceramente a minha vontade de assistir ao jogo é enorme, não só pelo poderio e fama do adversário, como principalmente pelas excelentes exibições a que temos assistido ultimamente...
O título diz "Portugal joga hoje"... pergunto-me:

Será que sim? Será que é desta que Portugal joga?

18/11/03

As más exibições da selecção são fruto da nossa imaginação!

Meus amigos é verdade que o soldadinho de chumbo anda a gozar com todos os portugueses, também é verdade que ele é uma grande besta, mas meus amigos, uma coisa é certa, o tipo tem uma imaginação que não para de me surpreender!
Depois de dizer que a culpa de tanta polémica éra do Pinto da Costa, depois de dizer que a culpa de tanta polémica éra dos portuenses, depois de dizer que a culpa de tanta polémica éra dos jornalistas portuenses, não é que agora o soldadinho de chumbo diz que a culpa de tanta polémica afinal é do...stress!
Leram bem...o stress, não o dele claro que ele não usa disso pois tem os bolsos bem cheios e cada vez mais com o nosso dinheiro, mas dos portugueses por causa do desemprego e de outras dificuldades da vida.

«O público não está contra a Selecção, há sim uma série de factores que os adeptos levam para o jogo e dentro do estádio não vêem tudo aquilo que eles imaginam. Quando temos algumas dificuldades face à vida, como o desemprego, por exemplo, somos atingidos por um certo stress e quando a partida se inicia começa a confusão»

E o problema é que devido ao stress, os portugueses afinal não vêem nos estádios aquilo que pensam que estão a ver!
Quer dizer quando os portugueses nos jogos contra as fortes selecções da Macedónia, do Paraguai, do Cazaquistão ou da Albânia só para dar alguns exemplos viram Portugal jogar uma grande merda, não estavam a ver isso! Éra apenas "fruto" da nossa imaginação devido ao stress!
Aliás, mesmo a goleada que a Espanha nos deu em nossa casa, também não existiu!
Éra tudo fruto da nossa imaginação! Assim como todas as merdas que lhe saiem pela boca fora sempre que ele a abre.

Acabaram-se as desculpas!

A desculpa que os jornais e televisões vermelhuscas costumavam dar para levarem o Benfica ao colo é que o F.C.Porto não vendia.
Não foi portanto de estranhar que muitos "velhos do Restelo" (sem querer ofender os amigos do Belenenses) tivessem "aconselhado" a RTP para não caír no erro de dar à inauguração do Estádio do Dragão o mesmo tempo de antena que a TVI deu ao novo galinheiro.
Diziam eles que a RTP ia apanhar uma "cacetada" nas audiências...Pois bem...Enganaram-se!

Então não é que a inauguração do Estádio do Dragão teve direito a empate técnico com a inauguração do galinheiro?

Pois é...afinal parece que nem os outros são 6 milhões, nem nós somos tão poucos como dizem.

Depois do Porto e a RTP terem batido todos os records na final da Taça Uefa com o Celtic e depois de terem "comido" tudo no dia 16, não podemos admitir mais desculpas!
O F.C.Porto vende tanto e muitas vezes mais do que os outros!

Estádio do Dragão é...

O Estádio do Dragão visto por alguns jornais espanhois

Aproveitem para ler pois não é todos os dias que o nosso país é falado em Espanha por boas razões.
Normalmente costumam dizer mal, mas desta vez éra impossivel.

Selecção Vs. Assobios

Os jogadores da Selecção Nacional de futebol, queixam-se dos assobios com que têm sido presenteados. Não acham justo...
Será que não entendem que, são assobiados porque os adeptos não acham justo que quem tanta fama tem, tão pouco demonstre?? Será que estavam à espera de palmadinhas nas costas?? Depois de uma tão grande sequência de maus resultados, mas sobretudo péssimas exebições?? Porque é que em vez de virem para as conferências de imprensa queixar-se, e dizer que acham que isso não os ajuda, não fazem com que isso pare da melhor e mais rápida maneira:

Jogando bom futebol, e tendo bons resultados!

Já sei que com este seleccionador não é tarefa fácil... ou pelo menos não tem sido, mas quem tem qualidade e categoria, não pode rebaixar-se e vir "cantar a canção do coitadinho".

Ahhhh... que saudades das vitórias morais!!

17/11/03

Cá estão as fotos

Poucas e de má qualidade :(

A máquina não é grande coisa, e ainda por cima ficou sem bateria... mas fica desde já a promessa que no próximo jogo serão mais e melhores... (lá terei de comprar uma máquina digital melhorzinha) Felizmente levei a máquina normal. E nessa as fotos devem estar muito boas :)
O Dragão do Estádio!! O Estádio do Dragão!! O Estádio do Dragão!!

Adeus Antas. Olá Dragão.

Passem pelo Mais Futebol que vale a pena pois está muito interessante o site especial sobre o Estádio do Dragão.

Dias da Cunha.

Não esteve no Estádio do Dragão.
Também não fez falta.

No entanto disse que estaria presente.
Mas não apareceu.
Foi cobarde.

Não precisava de ser.
Nós não somos lampiões.
Nunca ofendemos quem convidamos.

Fotos da Festa

Enquanto não me enviam as minhas fotos da festa, deixo aqui um link para algumas fotos da festa "pre-jogo", estão bastante escuras porque foram tiradas na altura em que os holofotes para o jogo ainda não estavam acesos, somente os das bancadas.
Vejam aqui.

Estádio do Dragão é...

Um Estádio Esplendoroso.
Um Estádio Grandioso.
Um Estádio Mágico.
Um Estádio que é o orgulho de todos os portistas.

No entanto, hoje sinto-me lampião pois como acontece sempre com os lampiões, ontem fomos levados ao colo pela comunicação social.
Eu sei que ontem foi um dia especial, eu sei que ontem foi um dia inesquecivel, mas mesmo sendo um dia especial e inesquecivel, não gostei...foi exagerado...não estou habituado...

E como acontece sempre com os lampiões, depois de sermos levados ao colo, fizemos um jogo de merda.
Também não gostei...também não estou habituado...



PS - Nuno, quando é que vemos essas fotos?

O Estádio do Dragão

O estádio é espectacular, em vários sentidos, no conforto que proporciona, não só lá dentro como, antes, durante e após a entrada no mesmo.
Depois, lá dentro, a "paisagem" é fabulosa, com um ambiente avassalador, onde se destacam a imponência das duas bancadas centrais, e a "pressão" causada pela proximidade do relvado das superiores. A combinação das duas torna o ambiente bastante "pesado" para os adversários, sobretudo o que emana das superiores, que certamente irão fazer a vida "negra" às defesas adversárias.

A festa foi espectacular, com momentos brilhantes... só foi pena o intenso frio... um frio gélido!!

Quanto ao que menos interessava hoje, o jogo, foi pobre... e não dava mesmo para ser melhor, porque num relvado assim não dá para jogar. Ainda assim alguns bons pormenores de alguns jogadores, como o bom golo do Hugo Almeida.

Quanto ao ponto negativo, o relvado, eu propunha que não se perdesse tempo com "remendos", é que a qualidade do terreno de jogo pareceu-me francamente do pior!!
Não é por o relvado levantar, até porque lembro-me bem que o actual relvado das Antas, no seu primeiro jogo também levantava por ser muito "novo" (questão que até criou problemas com um director que achava que o jogo não se devia ter realizado lá). A grande, enorme, diferença é que nesse relvado a bola corria, e o terreno era plano, não havendo ressaltos sem ser nas zonas em que havia levantado... neste não, a bola não rola, e quando vai pelo solo vai sempre aos "saltinhos", isso parece-me claro indicador de má qualidade.

Como alguém dizia na bancada, há que começar já amanhã a tirar este relvado, para após o último jogo das Antas, colocar lá o melhor relvado de Portugal, o do Estádio das Antas. É que para se ter bons espectaculos, é bom ter um excelente estádio, mas mais importante é ter um bom palco onde os "actores" possam dar tudo o que têm!!

Mas, este foi claramente o único menos, porque tudo o resto foi extraordinario!

O Estádio é do Dragão, e sobretudo dos Dragões!!


P.S. ainda não há fotos, porque outra pessoa levou a máquina, e estou à espera que mas envie.

16/11/03

Estádio do Dragão é...

"Obra ímpar no património da cidade"

"Se não fôssemos um país com tão pouco auto-estima e que anda a arrastar a sua depressão, criada por meios de comunicação que preferem salientar o lixo e as deficiências e não salientam o nosso outro rosto, esta obra era uma amostra de grande capacidade de realização e de grande afirmação, vontade, tenacidade e capacidade"
R.G.

O historiador Hélder Pacheco não poupa elogios ao Estádio do Dragão, qualificando-o como uma "obra ímpar do património da cidade" do início deste século. Para aquele que é uma das maiores autoridades na história da Invicta, o recinto portista ombreia com obras como as pontes sobre o rio Douro ou o Palácio de Cristal. "Penso que o novo estádio, enquanto obra arquitectónica e de engenharia, ficará a ser uma obra ímpar do património da cidade do início do século XXI. Se não fôssemos um país com tão pouco auto-estima e que anda a arrastar a sua depressão, criada por meios de comunicação que preferem salientar o lixo e as deficiências e não salientam o nosso outro rosto, esta obra era uma amostra de grande capacidade de realização e de grande afirmação, vontade, tenacidade e capacidade".

Para Hélder Pacheco, não existe qualquer dúvida de que o Estádio do Dragão ombreará com outras construções emblemáticas da cidade do Porto: "Só posso dizer que ficará na história da cidade como uma obra de grande afirmação cultural, ao lado de obras como as pontes, o Palácio de Cristal ou o novo edifício da Alfândega. São emblemas de que a cidade se pode orgulhar".
(jornal o jogo)

Basta sr. Madaíl.

Madaíl ao tentar desculpar as últimas ofensas do soldadinho de chumbo disse que "as pessoas não são de ferro".

Sr. Presidente da Federação, os portugueses também não são de ferro e por esse motivo chegou o momento de dizer BASTA!

Ontem, os adeptos presentes no estádio não se cansaram de assobiar o soldadinho de chumbo como já aconteceu noutros estádios e nem o facto dos jogos serem realizados a norte ou a sul muda alguma coisa porque simplesmente, de norte a sul, os portugueses querem que o soldadinho de chumbo desapareça.
Não acha que está na altura de lhes fazer a vontade?

Enganei-me.

Quando fiz o meu último post sobre o seleccionador nacional estava revoltado por ele ter dado "graças a Deus" quando um jornalista da R.R. lhe disse que não éra do Porto mas sim de Lisboa, e como "fervo em pouca água", cheguei a dizer que enquanto o soldadinho de chumbo fosse seleccionador nacional, esta não seria a minha selecção.

Mas ontem tive a certeza que esta será sempre a minha selecção, mesmo que o soldadinho de chumbo continue no comando.

Ontem descobri que o meu coração não me deixa despir a camisola da selecção.

Ontem descobri que o meu coração é mais forte do que eu!

Ontem descobri que o meu coração será sempre português, mesmo que o soldadinho de chumbo continue a ofender-me.


15/11/03

Estádio do Dragão é...

O primeiro Estádio ecológico da Europa, reconhecido como parceiro GreenLight por um programa da Comissão Europeia para a promoção de energias renováveis.

Pois é...enquanto outros só pensaram no cimento, nas Antas também pensaram em reduzir o consumo de energia e as emissões de gazes.

Gostaria de fazer apenas duas perguntas:
1° - Porque razão o Estádio do Dragão é ecológico e os outros não?
2° - Não deviam ser todos obrigados a fazer estádios ecológicos?

Estádio do Dragão - Mereciam ser convidados mas...

Muitas glórias do passado tem criticado o F.C.Porto por não os ter convidado para a inauguração do Estádio.
Compreendo que todos aqueles que com o seu trabalho ajudaram a fazer deste clube o melhor de Portugal, mereciam ter sido convidados e nem estou a falar apenas de atletas pois o F.C.Porto tem uma quantidade enorme de empregados que todos os dias da semana dão o seu melhor e sem eles, de certeza que não teria ganho o que já ganhou.
Mas falando apenas de atletas, imaginem que o F.C.Porto convidava todos os atletas que já foram Campeões Nacionais, imaginem que o F.C.Porto convidava todos os atletas que já ganharam uma Taça de Portugal, imaginem que o F.C.Porto convidava todos aqueles que já ganharam uma Taça Europeia, isto só para falar de jogadores de futebol mas se a estes juntar-mos todos aqueles que ao serviço de outras modalidades já ganharam alguma coisa, acham que sobrariam lugares para os adeptos?

Estádio do Dragão é...

Guilherme Aguiar: «Igual aos grandes monumentos...»

"Este estádio vai ter um equipamento de ponta no âmbito desportivo. Trata-se de uma obra extraordinariamente feliz, não só pela sua localização mas também pelo seu aspecto arquitectónico. Se em termos funcionais for assim tão bom, será um dos melhores da Europa. Quem chega ao Porto pela ponte do Freixo, depara-se-lhe logo aquele magnífico equipamento, igual aos grandes monumentos da cidade."
(jornal "record")


Finalmente, tudo Azul!

Finalmente, depois de tantos avanços e recuos devido a um capricho do actual presidente da câmara do Porto que fez com que as obras estivessem paradas durante 32 dias, as festividades vão começar com a inauguração da nova Loja Azul e da Praça Azul, a tal que circunda o Estádio do Dragão.
Finalmente...


14/11/03

A côres senhores, a côres

Tenho visto a maioria dos pequenos programas que a RTP tem dedicado ao FCP sob pretexto do Estádio do Dragão, tal como vi os que deram na altura de outras inaugurações.

Fico extremamente satisfeito... a grande maioria das imagens mais marcantes do FCP são nítidas e quase todas a côres.
Já outros têm de ver a "preto-e-branco"... e quando não é a "preto-e-branco" é a... "branco-e-preto", pois a côres já não há "glórias"... bem talvez haja... uns milhafres.

A nossa história tanto passa no canal história, como nos canais "normais"... já outros só mesmo no história, porque recentemente pouco ou nada têm a ver.

Desconvoquem o soldadinho de chumbo!

Quando todos pensavamos que o soldadinho de chumbo já tinha chegado ao fundo, ele vem mais uma vez mostrar-nos que ainda pode descer mais baixo!
Vejam este texto tirado do site mais futebol para verem até onde esse cabeçudo pode descer:

Seleccionador «explodiu» depois de mais uma pergunta sobre Vítor Baía
Scolari deu «graças a Deus» por um jornalista não ser do Porto

Luiz Felipe Scolari perdeu a boa disposição e chegou mesmo a entrar num diálogo pouco amistoso com um jornalista que lhe perguntou, mais uma vez, se Vítor Baía poderá ser opção para a selecção nacional que vai estar no Euro-2004.

«Conto com todos os jogadores, devo falar japonês, todos os jogadores estão à minha disposição. Apenas vou analisar o que é interessante ou não para mim. Os que convoquei e os que não convoquei, se jogam futebol, se jogam em Portugal, têm nacionalidade, têm condição de ser chamados», referiu como em tantas outras ocasiões.

O jornalista insistiu, perguntando se o guarda-redes do F.C. Porto estava nesse lote, uma vez que não era japonês. O seleccionador não gostou do trocadilho, que ele próprio tinha utilizado instantes antes, e voltou a responder de forma agastada. «Você está abusando, você está sabendo que é uma pergunta que não vou responder. Como vem lá do Porto quer fazer a volta, volta, não precisa ter volta nenhuma», respondeu.

Mas, afinal, o jornalista era de Lisboa e o seleccionador deu «graças a Deus» por isso antes de colocar um ponto final na conferência de imprensa, pedindo ainda ao assessor de imprensa da selecção, João Paulo Dinis, para dar uma «medalha» ao referido repórter antes de abandonar a sala.


Depois de ver isto só me resta dizer que está na hora desse senhor ser desconvocado pelos portuguêses porque nós não somos nenhuma anedota!
Esse cabeçudo não está a gozar com os portistas ou com os portuenses, esse cabeçudo está a gozar com todos os portugueses que lhe estão a pagar principescamente!
Chega! A estupidez tem limites e esse cabeçudo já os passou há muito tempo!

Tenho 39 anos e nunca pensei dizer isto pois toda a minha vida, embora morando fora de Portugal, sempre lutei por tudo o que é português e muitas vezes mesmo não gostando dos métodos de um ou outro seleccionador, sempre mas sempre mesmo, "vesti" a camisola da selecção.
Já vi a nossa equipa jogar em Portugal, mas também já fui ver a selecção a França, à Holanda e à Italia, assim como também acompanhei quase todos os jogos que a nossa selecção fez aqui na Suiça.
No entanto pela primeira vez nestes 39 anos de vida, faço votos para que a selecção desse cabeçudo perca, pois enquanto ele mandar não será a minha selecção!
Na minha selecção não podem existir divisões entre norte e sul, na minha selecção um seleccionador não ofende um clube, na minha selecção um seleccionador não ofende uma região, na minha selecção um seleccionador não ofende um país!

Cadeia com ele!!

Vejam as diferenças:

Alan Smith, jogador do Leeds, foi detido, depois de durante um jogo ter atirado uma garrafa para o público. Só foi libertado após ter pago uma caução.

Miguel, jogador do benfica, saiu perfeitamente impune, após ter andado cerca de 1 minuto a aremessar objectos para as bancadas das Antas, em frente a vários polícias, e com o árbitro assistente a ver e comunicar ao árbitro. Como era de esperar, no meio de tão grande aglomerado de gente, um dos objectos atingiu mesmo a cabeça de um idoso, tendo feito "mossa"... ainda assim nada lhe aconteceu (nem sequer um sumaríssimo!!).

Ainda eles se queixam que são mal recebidos... vão a Inglaterra com esses "modos" e depois digam algma coisinha!!

Lotação esgotada

Como era de fácil previsão, a lotação para a inauguração do Estádio do Dragão está esgotada.
Quem não tem bilhete ou convite, não deve perder o evento que passará na RTP1. Não pelo jogo, que esse pouca importância tem, mas pelo espectaculo, e sobretudo para verem o espectaculo de obra que ali foi feito.

No ar este fim-de-semana... a não perder...

13/11/03

Mais do Dias das cunhas

Nos últimos anos, os dois maiores clubes de Lisboa tiveram presidentes para todos os gostos.
No Benfica, desde viciados em comprar jogadores, bêbados e ladrões já tivemos de tudo um pouco.
Mas o mesmo aconteceu no Sporting, pois também nesse clube tivemos um presidente e um dirigente ladrões, um outro que apenas tinha jeito para a politica e neste momento temos um... um... temos... temos aquilo que todos sabemos.

E não é que esse senhor vem mais uma vez criticar tudo e todos?
O facto de ter chamado camaleão ao presidente do Benfica e ter dito que o Pinto da costa éra um amigo que deixou de ser, não é novidade nenhuma pois a cassete é sempre a mesma e sendo assim não vou comentar para não caír no mesmo erro.

No entanto o Dias das cunhas tem razão noutros pontos e é sobre esses que eu me vou debater.
Diz ele que existe no Porto quem jogue contrariado e embora não tenha dito quem é ou quem são os jogadores, sou obrigado a concordar pois desde divórcios feitos à pressa, até quedas em piscinas já para não falar em baixas médicas, de tudo os jogadores do Porto tem feito para enganar a SAD e os adeptos.

Também estou de acordo quando ele diz que já ninguem paga pelo Deco o mesmo que no final da época passada ofereceram.
Caro Dias das cunhas, espero bem que não e caso ofereçam espero que o Presidente do F.C.Porto que percebe muito de futebol, não aceite! Então o Deco pode vir a ser considerado o melhor jogador do mundo e vai saír por uns miseros vinte milhões?
O Pinto da Costa não é burro senhor Dias das cunhas e além disso o Deco ia-nos fazer muita falta!

Ao contrário do Cristiano Ronaldo e do Ricardo Quaresma que pelos vistos não estão a fazer falta nenhuma ao Sporting pois o clube que o senhor dirige já vai com 7 pontos de vantagem sobre o segundo classificado e está a um passo de passar à segunda fase na Liga dos Campeões.
Também concordo quando diz que o Sporting não "corta" as pernas aos jovens e deixa-os saír sempre que eles queiram. Acho muito bem que os deixe saír pois os velhos é que fazem falta.
Só quem não precebe nada de futebol é que pode comparar a juventude do Cristiano ou Quaresma com a experiência do Rui, do Sá , Do Pedro, do Hugo do João ou do Paulo.
Por falar em jogadores experientes...mais uma vez esteve bem ao ter optado pela experiência do Clayton por troca com a juventude do Ricardo Fernandes.

E a compra do Ricardo foi de mestre!
Já viu que se pode dar ao luxo ao contrário de outros clubes de ter três guarda redes de grande categoria? Isso é que é mostrar poder senhor Dias das cunhas!

É verdade...lembrei-me agora que o senhor está a pensar ficar no Sporting até 2006 mas por favor, peço-lhe, não nos abandone tão cedo e até lhe posso garantir que não sou o unico portista a pedir-lhe para continuar!

Foto Espectacular

Agora que falta pouco... muito pouco para poder estar lá dentro, vejam esta espectacular foto do Estádio do Dragão que está no blog do Aníbal Letra, o Desterrado... um blog de leitura obrigatória para todos os portistas, portuenses, e porque não dizê-lo... todos os Portugueses.
Estádio do Dragão!!
Lindo...

Programa de festas para o Novo Estádio

Não, infelizmente não teremos momentos brilhantes como o hino cantado ao som de arrotos do Fernando Aguiar, não teremos ligações directas para falar com borracholas, nem tão pouco provas de vinho com copos de 5 litros... vamos ter de ficar com o seguinte:

15 Novembro 2003

23h00 Inauguração da Loja Azul

23h30 Banda da Praça da Alegria

16 de Novembro 2003

00h00 Inauguração da praça envolvente e espectáculo Multimedia

00h10 Banda Eva e Banda Praça da Alegria

12h30 Almoço órgãos sociais do F.C. Porto no Camarote Presidencial

15h00 Missa alusiva à inauguração do Estádio do Dragão (Igreja das Antas)

16h30 Hastear das bandeiras

17h00 Visita ao Estádio do Dragão

18h00 Inauguração do Passeio da Fama

18h30 Descerrar da placa da Inauguração do Estádio do Dragão

18h30 Abertura dos portões do Estádio do Dragão

20h45 Dragão Mágico com Luís de Matos

21h15 Jogo F.C. Porto-Barcelona

23h00 Abertura do cofre: verificação da previsão de Luís de Matos e Momento Final.

Note-se que tão pouco teremos espectáculo de assobio ao desafio... mas teremos certamente um de aplausos... à brilhante obra que nasce do grande clube que é o Futebol Clube do Porto!!

12/11/03

Um estádio cheio de história à sua volta

Aqui ficam duas fotos fabulosas do Estádio do Dragão que estão no site Portal dos Dragões:
Estádio do Dragão!! Estádio do Dragão!!

Este estádio passa a ter à sua volta a história do clube, não só através dos azulejos que irão ser colocados com pinturas alusivas a grandes momentos da história do FCP, como ainda nos arruamentos que circundam o estádio. À volta do estádio teremos a "Via Futebol Clube do Porto", a qual estará ligada à "Rua dos Campeões Europeus - Viena 1987", existindo ainda uma outra rua que terminará na "Alameda das Antas" com o nome do antigo presidente do FCP, a rua "José Monteiro da Costa".

Um estádio com muita história à sua volta, e em que muita e brilhante história irá ser feita... para mais tarde recordar!

Ignorados cá dentro e admirados lá fora.

Mesmo sabendo que o Primeiro Ministro e o Presidente da Républica vão estar presentes na Cimeira Ibero-Americana, acreditam que pelo menos um deles não arranjaria maneira de estar presente, caso no domingo acontecesse a inauguração do galinheiro?

Mesmo sabendo que o "Patrão" do Futebol Europeu, Lennart Johansson, vai estar presente no Estádio do Dragão, acreditam que ele se daria ao trabalho de aparecer, caso no domingo acontecesse a inauguração do galinheiro?

Pois é...ignorados cá dentro e admirados lá fora!

11/11/03

Grande "onda" de Sucesso

Hoje, ao ler uma citação de uma grande personalidade do século passado, apercebi-me que afinal o clube dos "lampiões" anda numa grande "onda" de sucesso, isto porque eles seguem à risca, quase cegamente, a frase do famosíssimo ex-"Prime-minister" de Inglaterra, Winston Churchill. A frase diz o seguinte:

"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo"

E eles seguem na sua senda de "sucesso"... com grande entusiasmo.

Bem haja, e que continuem assim por longos anos!!

Deco entre os melhores

Já todos sabem (ou pelo menos deviam saber) que o Deco é um dos melhores jogadores do Mundo, e para aqueles que muito gostam de desvalorizar a "excelência", só porque está ao serviço do FCP, já receberam a resposta.
Aqueles que gostam de dizer que o Deco só é bom cá em Portugal e lá fora nada faria, seria mais um "banal", têm agora a resposta.
A "France Foot" coloca-o entre os 50 candidatos à "Bola de Ouro" de 2003. Será por jogar num campeonato fraco que repararam nele? Por ser "estrela" num campeonato de "poeira"? Não!! O Deco é escolhido porque é de facto, e sem dúvidas uma das grandes estrelas Mundiais.. não pelo nome que tem, ou pelo nome que tenha "feito", como acontece com muitos outros...

O Deco é escolhido porque aquilo que faz dentro de campo é futebol espectáculo, é futebol puro, é futebol mágico!! Porque é um ARTISTA!!

Quem gosta de futebol não poderia nunca ignorar tanto talento, tanta arte, tanta magia... e por isso aí está, para desgosto de muitos, aqueles que não gostam de futebol, aqueles que não sabem o que é futebol, Deco entre os melhores porque o futebol merece!!

É o número dez!!

10/11/03

Lampião com sorte?

Na semana passada, um lampião só para me chatear disse-me que seria impossivel o F.C.Porto ganhar em Madrid aos galácticos de Carlos Queiroz.
Querem ver que o lampião vai acertar?

Faltam só 4000!

A primeira fase da venda de bilhetes para a inauguração do Estádio do Dragão, destinada excusivamente a sócios acabou ontem e neste momento apenas existem 4000 bilhetes para o público em geral.
Como o Showroom estará aberto das 9 às 19 horas, muito provavelmente o Estádio vai esgotar ainda hoje, pelo que quem quiser bilhetes tem que se despachar, ou então fica a ver o maior acontecimento do ano pela televisão.

Não foi um jogo à Porto

O FCP fez um jogo em que parecia uma outra equipa em campo. Um jogo muito pouco objectivo, e muitos "facilitanços".
O Moreirense é um adversário fraco, e o FCP não soube ou não quis (ainda não percebi bem qual) provar o seu valor e vencer e convencer esta equipa de Moreira de Cónegos.

Baía em grande, a mostrar que está lá quando é preciso (só não defende o que não é possível, e mesmo assim quase...); Pedro Mendes em grande a mostrar ao Mourinho que neste momento o 4x4x2 pode ser opção com ele em campo; Derlei como costume, só com o azar do jogo fente ao Nacional a voltar a persegui-lo; McCarthy a marcar um golo à McCarthy... aquele que esteve cá à 2 épocas atrás... movimentando-se bem e sempre atrás do golo. Teve o azar de lutar contra um GR inspirado, e a má sorte de ter de lutar contra adversários e árbitro que em vez de assinalar as faltas sobre ele marcava-as ao contrário. R.Costa, não é para mim opção para defesa-esquerdo... defende razoavelmente bem, mas não ataca e sai mal a jogar pela lateral... foi uma unidade a menos; Marco Ferreira, péssimo... não fez nada de jeito, foi um jogador a mais... para o Moreirense.

A finalizar, uma palavrinha para 2 "casos"... questiono-me o quanto não se falaria se aquele lance em que é marcada falta ao McCarthy depois dele ter sido agarrado, ter conseguido soltar-se e bater o GR do Moreirense, tivesse sido contra o FCP... certamente muito se falaria, assim falar-se-á somente no lance do penalti do R.Carvalho... ou seja, o costume. O FCP nunca é prejudicado, só beneficiado.

Foi um péssimo jogo do FCP, e um péssimo resultado. Mas ainda assim podemos dar-nos a estes "luxos".

Os muitos adeptos que se deslocaram ao estádio mereciam mais... e é sempre bonito ver os estádios "pintados" de azul.

Aguardamos ansiosamente pelo próximo jogo... e vamos a eles carago!!

Mereceram este castigo.

Se este empate foi um prémio para os jogadores do Moreirense, que diga-se, fizeram por o merecer e o guarda-redes Nuno Claro, foi mesmo o melhor jogador em campo, para os jogadores do F.C.Porto foi um castigo justo pelo jogo anormal que fizeram, embora nem tudo tenha sido mau.
Se as boas exibições do Vitor Baía e do Derlei são frequentes em todos os jogos e por esse motivo já deixaram de ser noticia, deve ser dado destaque ao grande jogo que o McCarthy fez, como que a dizer aos adeptos que podem contar com ele para o futuro.
Também o treinador José Mourinho merece um destaque especial por não ter tido medo de arriscar tudo na vitória. Se ainda não o conhecesse e precisasse do jogo de ontem para lhe fazer um "exame", José Mourinho passaria de certeza com nota elevadissima.
Há males que vem por bem e o resultado de ontem deve servir para dizer aos jogadores do F.C.Porto que o campeonato ainda não está ganho, e que nem a distância confortável pode perdoar o facto de termos jogado como os lampiões costumam fazer.
Nós, ao contrário deles, somos Campeões e temos que jogar sempre como tal!



09/11/03

Sete dias!

Faltam sete longos dias para a festa!
Faltam sete longos dias para a Magia!
Faltam sete longos dias para a inauguração do Estádio do Dragão!

O regresso do Mágico.

Logo à noite, o Mágico Deco vai regressar aos relvados depois de uma paragem forçada devido a um erro do Paulo Paraty que não teve direito a processo disciplinar, talvez porque o CD tenha ficado contente com o trabalho que o árbitro realizou no Bessa.
Com o regresso de Deco, a equipa vai de certeza reencontrar a Magia que no últimos jogos nem sempre esteve presente, e mesmo que lhe tirem a bota, Deco já nos mostrou que também sabe jogar descalço.
Além do Mágico Deco, também Tiago e Bruno Moraes que depois de ter marcado dois golos na equipa B teve direito a mais um presente de Mourinho, regressam aos convocados.

08/11/03

Afinal quem são os "maus"??

Notícias de hoje:

- Sven-Goran Eriksson leva Benfica a Tribunal. E porquê? Devido a não pagamentos de IRS que até hoje o clube não pagou, quando devia, e até agora quem tem sofrido as consequências tem sido o Sueco. Curiosamente o único que parece que ia fazer algo era o actual presidiário e ex-presidente do benfica, o Vale e Azevedo. Como perdeu as eleições, o acordado não chegou a ser cumprido, e o Vilarinho "assobia para o lado". É só gente séria...

- "Vitória" foi apreendida. E porquê? Porque o proprietário da ave é suspeito de tráfico de animais selvagens, é supeito foi detido e irá ser acusado. Só lá vai parar gente séria... porque será?? Sempre ouvi dizer junta-te aos bons... junta-te aos maus...

Depois olho para o seu presidente... lembro-me de "camiões"... de "pneus"... e tudo faz sentido. É tudo gente séria!! Estão bem uns para os outros.

Os "maus", esses são outros...

Pois...

07/11/03

Deco pode jogar no domingo!

Pois é...vocês devem estar a pensar que afinal os tipos do CD da Liga até são uns porreiros e as criticas que nós lhes temos vindo a fazer não tinham razão de ser. Mas não é bem assim.
Parece que o Deco pode jogar neste domingo porque ainda não sabem se ele é culpado ou não!
Pelos vistos os juizes do CD depois de verem e reverem as imagens que todos vimos, ou por outra, não vimos, pois ninguem viu a agressão de que Deco é acusado, ainda estão com duvidas.
De que é que esses senhores estão à espera?
Será que tem ordens para pôrem o Deco a cumprir o castigo apenas em fevereiro do ano que vem? Seria triste, mas não seria a primeira vez que isso acontecia.

Alianças para quê?

No futebol como fora dele, existem os amigos leais e sinceros e aqueles que se dizendo nossos amigos, estão sempre à espera de uma oportunidade para nos deitarem abaixo.
Nos últimos dias, parece que um alto representante da cidade do Porto se lembrou de convidar para almoçar os presidentes do Porto e do Boavista para que as duas instituições façam as pazes.
É um gesto nobre do governador civil que deve ser louvado, mas francamente, sou dos que preferia ver a continuação desta "guerra fria" pois assim tinha a certeza que ninguem era apunhalado pelas costas.
Durante alguns anos também eram só amores entre a SAD do Porto e a do Sporting, e no entanto, vejam o que acontece neste momento.
Enquanto nas três épocas em que o Porto não ganhou nenhum campeonato e eles ganharam dois, tudo corria às mil maravilhas e o Pinto da Costa era um tipo porreiro e a aliança com o Porto dava muito jeito, mas depois dos Dragões terem ganho tudo na época passada, as primeiras vozes contra a aliança não se fizeram esperar e chegaram ao exagero depois da derrota humilhante do Sporting nas Antas esta época.
Podia falar sobre uns certos telefonemas que nunca foram provados, porque são mentira, e umas ofensas ao Santo Padre da parte de alguns dirigentes do Sporting, mas isso agora já pertence ao passado, pois aqueles que fizeram essas insinuações parece que ganharam vergonha e neste momento até tem andado calados.
Mas, é por estas e por outras traições que penso que o F.C.Porto não precisa de se aliar a ninguém.
Não foram as alianças que fizeram com que o Derlei corra daquela maneira, não foram as alianças que fizeram com que o Deco fosse Mágico, não foram as alianças que fizeram do Jorge Costa um senhor do futebol mundial, não foram as alianças que fizeram do Vitor Baía o melhor guarda-redes português, não foram as alianças que fizeram dos adeptos do Porto os melhores de Portugal.
Sendo assim, para que é que precisamos delas?

Sobre o nosso Estádio do Dragão

Vale a pena ler o texto de alguém que esteve lá dentro e viveu as primeiras emoções deste grandioso estádio estando já (quase, quase) completo... mesmo vazio.

Texto de Eugénio Queirós no seu "novo" Blog... chama-se Gazeta e é lá que escreve agora, neste mundo dos Blogs.

Vão lá, e leiam...

Deco ouvido na Liga

O Deco foi ontem à Liga prestar declarações sobre o "caso da bota"... ao que parece, foram vistas as imagens e depois o jogador foi questionado sobre o lance.

Apetece perguntar... depois de ver as imagens há alguma coisa a comentar?

Eu se fosse o Deco teria respondido somente isto:

"Qualquer pessoa séria olha para as imagens e vê o que se passou, nem vale a pena eu dizer nada. A vossa decisão já está certamente tomada... e das duas uma:
- ou são pessoas sérias e não vale a pena eu dizer aquilo que vocês já viram.
- não são pessoas sérias e diga o que disser não servirá para nada.
Portanto, não vale a pena dizer nada."

Que dúvidas suscitam aquelas imagens?? Inquérito para quê??

06/11/03

Lembram-se?

Lembram-se do Partizan?
Lembram-se das criticas por causa do empate do F.C.Porto?
Pelos vistos os jogadores do Real Madrid não estão de acordo.

Lembram-se do Marselha?
Lembram-se do que muitos escreveram sobre o fraco valor da equipas francesas para branquearem as vitórias do F.C.Porto?
Pelos vistos os jogadores do Bayern e do Corunha não estão de acordo.

Todos ao estádio

Não, não se trata de nenhuma final... é tão somente mais um jogo para o campeonato nacional. Mas, o facto é que o FCP reservou ao Moreirense 15 mil bilhetes. Assim, o jogo foi transferido de Moreira de Cónegos para Braga.
Segundo foi já adiantado, uma empresa terá ficado já com 4 mil desses 15 mil bilhetes... os restantes serão vendidos aos adeptos e claques. Um pormenor importante, a claque SuperDragões está a proporcionar a ida a Braga por apenas €10, já com a viagem e bilhete incluídos.

É certo que o jogo é no Domingo à noite, mas as desculpas para não ir ao estádio ficam assim mais escassas!!

Todos a Braga apoiar o FCP!!

05/11/03

Esta prenda é Paraty...

O CA da Liga ao ter nomeado esta semana um certo árbitro para um jogo da SuperLiga, mostrou que quer que a boa arbitragem que ele realizou no Bessa continue em Alverca.

Como se costuma dizer, os amigos são para as ocasiões...e se este senhor é um bom amigo...esta, é uma boa ocasião...


Convocatória

Deixo aqui a convocatória para a Selecção Portuguesa:

- Deco
- Costinha

Não faço mais comentários, porque simplesmente já há muito me convenci que não vale a pena... para mim não vale a pena estar a analisar o quer que seja em termos de convocatórias do "Escolari".

nota: os jogadores da convocatória da Selecção não poderão alinhar na partida de inauguração do Estádio do Dragão (igualmente sem comentários!).

O soldadinho de chumbo volta a atacar.

Sabendo que o F.C.Porto vai inaugurar no dia 16 deste mês o Estádio do Dragão, seria de esperar que o soldadinho de chumbo desta vez, para além do Vitor Baía que ele ainda não conhece, não chamasse nenhum jogador azul e branco.
No entanto, como o soldadinho de chumbo é melhor a fazer guerras do que a treinar, não poderia deixar de convocar o Deco e o Costinha só para chatear mais um pouco.
Serão a Grécia e o Kuwait potências do futebol mundial, para que o soldadinho de chumbo não pudesse libertar os dois jogadores? Ele é bem capaz de achar que sim, e verdade seja dita, neste momento até o Iraque ganhava à nossa selecção e nem precisaria de organizar nenhum atentado pois isso já o soldadinho de chumbo anda a fazer desde o primeiro dia em que tomou conta da nossa selecção.
Mas hoje até sou obrigado a reconhecer que nestes últimos dias tenho andado enganado pois pensei que o brazuca fosse convocar o...Vitor Baía! Éra esse o meu grande receio!
E até nem estou apenas a pensar no crime que seria o Vitor não estar presente na inauguração do mais bonito Estádio de Portugal, mas porque penso que seria um crime ainda maior se neste momento fosse treinado pelo soldadinho de chumbo.
Vitor Baía está em grande forma e a fazer grandes jogos ao ponto de ter calado muita gente que de futebol nada percebe, porque tem treinado bem no seu clube e todos sabemos como os jogadores jogam quando estão ao serviço da selecção!
Nota-se que os jogadores quando são comandados pelo soldadinho de chumbo ficam sem alegria, sem vontade, sem classe, sem magia, sem...e Vitor Baía felizmente tem isso tudo!

E salta Baía, e salta Baía, olé, olé...

No dia em que o soldadinho de chumbo vai revelar mais uma convocatória, desta vez para os amigáveis com a Grécia e o Kuwait, e depois da magnifica exibição de ontem frente ao franceses, do melhor guarda-redes português, só me apetece gritar:

"E salta Baía, e salta Baía, olé, olé...e salta Baía, e salta Baía, olé, olé...

Um pé já está

Depois do jogo de ontem, onde o que interessava foi conseguido, a vitória, já estamos com um pé nos oitavos-de-final. E, igualmente importante, o 1º lugar apesar de ser dificil de alcançar não é impossível. Resta agora garantir a qualificação no último jogo para as competições europeias no "Estádio das Antas", e conseguindo a vitória nesse jogo que se prevê ser dificil, o FCP para além de ficar automaticamente qualificado, abre as portas para no último jogo se poder discutir o 1º lugar.
Ontem, como se previa, foi um jogo disputado... um adversário que luta muito e que curiosamente tem um estilo de jogo "britânico", e que ontem beneficiou ainda do facto de a arbitragem ser à "inglesa", deixando jogar... o que me apraz, mesmo sabendo que quem acabou por sair mais beneficiado até foi o adversário. É que assim o futebol é futebol, e não um "concerto de apito".

Magnífica atitude dos jogadores...

Estádio cheio...

Vitória!!

04/11/03

Hoje, só a vitória interessa.

À semelhança do que aconteceu na época passada, o F.C.Porto tem dominado completamente a nivel interno ao ponto de neste momento já podermos da janela do primeiro andar admirar a luta pelo segundo lugar que se trava mais abaixo.

Na liga dos campeões, como seria de esperar devido à maior qualidade das equipas adversárias, as facilidades já não são tantas e no entanto os Campeões Nacionais podem dar hoje um passo de gigante frente aos franceses do Marselha, pois em caso de vitória teremos praticamente garantida a passagem à fase seguinte, mas para isso é preciso que os erros que cometemos frente ao Nacional, hoje não se repitam.

É importante que os jogadores que entrarem em campo metam na cabeça que José Mourinho os escolheu a eles porque achou que eles são nesta altura os melhores.
A falta de um ou outro jogador por mais importante que seja e Deco é realmente importante nesta equipa, não pode ser usada como desculpa para um jogo menos bom que possam vir a fazer.
Seria muito mau que uma grande equipa como o Porto, uma equipa temida e admirada por toda a Europa, fosse abaixo de cada vez que o Deco tivesse uma lesão, um castigo ou mesmo um processo fascista.
Aliás, a vitória de logo também será importante para mostrar aos salazaristas que nos estão a querer prejudicar pela via da secretaria por saberem que no terreno não conseguem, que podem fazer os processos fascistas que quiserem que mesmo assim continuaremos a vencer e continuaremos a ganhar titulos!

Reforços

Anda por aí um clube(??) que, pelos vistos, "vai às compras" em Janeiro... muito me supreende se conseguir alguma contratação, afinal quem é que ainda lhes dará crédito?? Não me acredito que algum clube lhes dê... talvez se ligarem para a "Cofidis"... e mesmo assim...

Por mim, que se "reforcem" com quem quiserem, desde que não seja ninguém aqui do FCP. Não é pelo que possam vir a fazer lá, até porque acabam sempre por não fazer, absolutamente, a "ponta-de-um-côrno", é mesmo pela saúde mental e pelo bem estar dos atletas. Acho que, quem passa pelo FCP não merece o castigo de jogar por aquelas "bandas"... Se já é um enorme sacrifício sem ter passado pelo melhor clube, imagine-se o choque que não será após passar por cá. É simplesmente desumano!!

Será que alguém aceita acções como pagamento?? Será que o Estado tem algum jogador "em carteira"??

Aguardo futuras gargalhadas...

Lampiões vão ter novo presidente em janeiro.

Promessa de Luis Filipe Vieira!

03/11/03

F.C.PORTO: O 5° melhor clube do Mundo!

Pois é...enquanto os jornais e TVs vermelhuscas tentam fazer dos Lampiões aquilo que eles nunca mais serão e nos tentam deitar abaixo com processos fascistas à boa maneira salazarista, o Melhor clube Português, F.C.Porto, vai ganhando e é cada vez mais admirado e temido por todo o Mundo.

PS- Copiei uma lista com 50 clubes para tentar meter outros clubes portugueses para além do GRANDE F.C.PORTO, mas foi de todo impossivel.

Club World Ranking
Club-Weltrangliste
Clasificación Mundial de los Clubes
Classement Mondial des Clubs
by IFFHS

Top 50
(1st November 2002 - 31st Oktober 2003)

1. (1.) Milan AC Italia/4 297,0
2. (4.) Real Madrid CF España/4 295,0
3. (3.) Santos FC Brasil/4 290,0
4. (2.) Glasgow Celtic FC Scotland/3 262,0
5. (8.) FC do Porto Portugal/3 261,5
6. (6.) FC Juventus Torino Italia/4 261,0
7. (11.) CA Boca Juniors Buenos Aires Argentina/4 258,0
8. (5.) SS Lazio Roma Italia/4 256,0
9. (7.) Real Club Deportivo de La Coruña España/4 253,0
10. (10.) Arsenal FC London England/4 240,0
11. (9.) Manchester United FC England/4 237,0
12. (15.) EC Cruzeiro Belo Horizonte Brasil/4 224,0
13. (13.) RSC Anderlecht Belgique/3 222,5
14. (15.) AFC Ajax Amsterdam Nederland/3 216,0
15. (25.) CA River Plate Buenos Aires Argentina/4 214,0
16. (12.) FC Internazionale Milano Italia/4 212,0
17. (14.) FC Barcelona España/4 205,0
18. (22.) FC Bayern München Deutschland/4 200,0
19. (19.) AJ Auxerroise France/4 197,0
20. (24.) SK Slavia Praha Ceská Republika/3 190,0
21. (28.) São Paulo FC Brasil/4 186,0
22. (15.) Valencia CF España/4 185,0
23. (21.) Glasgow Rangers FC Scotland/3 183,0
(22.) Newcastle United FC England/4 183,0
25. (18.) AS Roma Italia/4 181,0
26. (36.) VfB Stuttgart Deutschland/4 176,0
27. (26.) Club Nacional de Football Montevideo Uruguay/3 174,0
(42.) Chelsea FC London England/4 174,0
29. (20.) BV Borussia Dortmund Deutschland/4 173,0
30. (39.) Real Club Deportivo Mallorca España/4 170,0
31. (34.) Besiktas SK Istanbul Türkiye/3 168,0
32. (31.) Panathinaikos Athens Greece/3 167,5
33. (37.) Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense Brasil/4 166,0
34. (38.) Wisla Kraków Polska/2 165,0
(27.) Liverpool FC England/4 165,0
36. (35.) SC Corinthians Paulista São Paulo Brasil/4 164,0
(30.) FC Girondins de Bordeaux France/4 164,0
38. (49.) CD Independiente Medellín Colombia/3 157,5
(31.) AEK Athens Greece/3 157,5
40. (33.) Racing Club de Lens France/4 157,0
41. (39.) FC Basel Schweiz/2 156,0
(28.) Paris Saint-Germain FC France/4 156,0
43. (45.) Paysandu SC Belem Brasil/4 154,0
(57.) AC Perugia Italia/4 154,0
45. (47.) Asociación Deportivo Cali Colombia/3 153,0
46. (48.) CD América Cali Colombia/3 152,5
47. (65.) Feyenoord Rotterdam Nederland/3 146,5
48. (63.) Pakhtakor Tashkent Uzbekistan/2 146,0
(56.) CR Flamengo Rio de Janeiro Brasil/4 146,0
50. (45.) Dinamo Kiev Ukraina/2 145,0


O pacífico inferno

Anteontem, alguém criticava a fraca assistência que teve o jogo FCP-Nacional, comparando-a com as belíssimas assistências que o Jamor teve ultimamente, com médias de 4 mil espectadores.
Apesar do aviso de tempestade por parte da protecção civil, da chuva diluviana que caiu todo o dia, e do trânsito caótico de uma sexta feira, ainda assim estiveram 13.211 espectadores no estádio (contados porque o FCP tem controlo de entradas, e assim exactamente assim referido no site oficial do clube). Uma paupérrima assistência, mas ainda assim longe dos "4 mil"...

Hoje (Domingo) pego no jornal "A Bola" e leio: "45 mil bilhetes já vendidos para o jogo de Domingo" "LOUCURA"

Ligo a TV à hora do jogo e o que vejo... o público que é natural lá encontrar... as moscas!! Nem sequer a tentativa do locutor de enganar as pessoas resultou, dizia ele: "A bancada onde nos encontramos, onde se localizam as câmaras principais, está cheia"... ooops, mostrou uma imagem em que se via que estavam poucos mais em relação à que estava de frente para as tais câmaras.

Leio agora no site dos "lampiões": "Assistência: cerca de 30.000"...

Das duas uma:
- nem sequer têm um controlo de entradas que lhes permita dizer nº exacto de entradas.
- não conveio dar o nº exacto, pois ficava uns bons milhares atrás dos 30.000.

Pois, nem a euforia enche o estádio... nem o facto de ser novo... nem o facto de ser no antigo local, desculpa que muito jeito deu para desculpar a falta de público no Jamor (que nunca deve ter tido na sua "vida" tão fracas assistências!!).

Só há uma explicação... a maior parte dos 45 mil adeptos que ontem já tinham comprado bilhete enganaram-se, e foram, finalmente, encher o estádio do Jamor!!

E foi nesse pacífico inferno que o 1º "convidado" a sério, fez a festa, atirou os foguetes, e ainda guardou as canas para o jogo da 2ª volta!!

02/11/03

Não esquecemos sr. Rui Rio!

Palavras de Rui Rio na inauguração da Alameda que circunda o Estádio do Dragão: "O estádio é muito bonito. O do Sporting é arrojado, mas este...é o mais bonito de todos. Temos razão para estar felizes."

Caro senhor Rui Rio, sou obrigado a concordar quando diz que o Estádio do Dragão é o mais bonito de todos, mas por favor, não queira fazer dos portistas parvos porque eles de parvos não tem nada, ao dar a entender que ficou muito contente com o que viu, porque todos sabemos que não é verdade.

Se por acaso o senhor já se esqueceu que fez tudo para que este estádio não existisse, nós não esquecemos!

Se por acaso o senhor já se esqueceu que a Inspecção Geral de Finanças ao analizar todo o PPA disse que "a participação financeira do Municipio do Porto nas infra-estruturas do Plano é nula" ao contrário do que o senhor chegou a afirmar que o Plano ia custar uma fortuna à Câmara e por esse motivo não puderia avançar com as obras por indisponibilidade financeira, nós não esquecemos.

Se por acaso o senhor já se esqueceu que tentou impedir a construção do Estádio do Dragão e que chegou mesmo a dizer que o "F.C.Porto já não é assim tão importante para os portuenses", nós não esquecemos!

Como vê sr. Rui Rio, não precisa de vir agora com falinhas mansas porque os portistas não esquecem o mal que tentou fazer ao F.C.Porto!

01/11/03

Vitor Baía: Jogador com sorte.

Vitor Baía é um grande profissional e por esse motivo é dos jogadores portugueses com mais titulos.
Mas como todos os bons jogadores também tem os seus momentos de sorte, como aconteceu ontem frente ao Nacional.

Na primeira parte, num lance casual, Adriano quase tira a chuteira ao guarda-redes portista e apenas a sorte que em todos estes anos o tem perseguido, fez com que ela não saísse totalmente, pois caso contrário Vitor Baía veria o cartão amarelo e muito provávelmente seria alvo (talvez ainda hoje) de mais um processo fascista desta liga salazarista.

Prémio do azar.

Vai direitinho para Derlei.
O portista jogou que se fartou e só não marcou por manifesto azar, pois teve várias oportunidades de golo e pelo menos aquelas duas bolas ao poste mereciam melhor sorte.

soldadinho de chumbo.

Viste o Ricardo Carvalho e a maneira como ele construíu a vitória?

E já agora...

Viste o Vitor Baía e a maneira como ele defendeu a vitória?

Liga fascista.

Esta vitória do F.C.Porto frente ao Nacional é Paraty!

Da parte do Deco e de todos jogadores que tem sido alvos de processos fascistas à boa maneira salazarista.

Mais uma!!

O jogo não foi brilhante, e as oportunidades desperdiçadas foram um exagero!! Mas o essencial foi feito, mais três pontos...
Espera-se o retorno às grandes exibições já no próximo jogo!
A festa do golo!!
A festa do golo no último jogo para o campeonato no "Estádio das Antas".

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista